Torcicolo

Torcicolo

Entenda as causas e o que fazer caso seja constante

O torcicolo é uma tensão involuntária dos músculos do pescoço. Essa situação gera um desconforto e enrijecimento da região do pescoço, fazendo-o pender para o lado direito ou esquerdo. Normalmente, uma posição errada por muito tempo, ao colchão ou ao travesseiro utilizado de forma equivocada.

Mas, a condição pode ocorrer também em decorrência dos sinal de que o corpo já não vai bem, possivelmente, por conta de outras questões, desde desequilíbrio postural a uma fraqueza muscular, que causa a sobrecarga da área cervical.

Quando falamos em dor cervical, estamos nos referindo à sensação dolorosa e à rigidez no pescoço ou nos ombros. A dor cervical crônica é uma das patologias mais prevalentes na atualidade, sendo responsável por 14,6% de todos os problemas de saúde musculoesquelética. Estima-se que 50% de todos os adultos experimentam algum tipo de dor no pescoço em algum momento do ano. O torcicolo é uma contração involuntária dos músculos do pescoço buscando protegê-lo de algum movimento que possa causar uma lesão.

Causas

O torcicolo pode ser causado por um vários fatores, o sedentarismo, problemas posturais ou relacionados à mastigação podem causar problemas musculares e osteoarticulares da região da cervical, causando fraqueza, rigidez e áreas sensíveis à dor.

Sintomas

De maneira geral, o torcicolo apresenta os mesmos sintomas, independentemente de sua causa. Os principais sintomas são:

Dor no pescoço;

Limitação dos movimentos de cabeça;

Rigidez dos músculos do pescoço.

Pode haver dor de cabeça associada.

Torcicolo

Duração

Vale destacar que os sintomas desaparecem entre 7 e 21 dias, mas as primeiras melhoras podem ser percebidas em 72 horas para alívio de quem está com essa condição. Mas, caso os sintomas persistam além desse tempo, é importante buscar ajuda médica.

Recorrência

Não é normal ter torcicolos de forma recorrente, devendo sempre ser investigado e acompanhado por um profissional, a fim de um diagnóstico mais aprofundado sobre o problema constante.

Pois, se os sintomas são persistentes, pode ser que você tenha uma hérnia de disco na coluna cervical ou amigdalites e até mesmo o câncer, que pode ser identificado por linfonodos dolorosos na região cervical.

Ao sinal de persistência procure um especialista.

Tratamento

É importante ressaltar como tratar essa condição. O alongamento, em caso de torcicolo, pode causar ainda mais espasmo muscular, aumentando a dor e a inflamação no local. É recomendado a utilização de bolsas de água quente para relaxar a musculatura, em caso de uma situação mais amena.

No caso de um torcicolo com dor intensa, é recomendado procurar um profissional de saúde. Como tratamento, ele poderá indicar o uso de anti-inflamatórios e relaxante muscular, por exemplo.

Prevenção

Evite ficar muito tempo na mesma posição no notebook, celular ou computador. Fazer pequenas pausas durante o trabalho, também, ajuda: alongar o pescoço, esticando a coluna, ajuda na prevenção da dor.

Se o seu travesseiro estiver muito alto ou muito baixo pode comprometer as curvaturas da coluna e levar a alterações posturais causando dor e desconforto. Por isso, é bom experimentar e entender qual o tipo de altura se adequa ao seu jeito de dormir: existem travesseiros específicos para quem dorme de bruços ou de costas, por exemplo.

Nosso corpo está todo conectado, então, seja por fraqueza ou inatividade física, sempre pesa orientação para cada tipo de atividade física.

Caso tenha dores, procure por orientação adequada, cuide melhor do seu corpo e proteja sua coluna!

Conheça os Plano de Saúde Unimed!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *